Editorias
Quinta-feira, 10 de Janeiro de 2019 09:56 - Informativo

Nota de esclarecimento

Sobre afundamento na Silveira Martins e situação das garças no Pqe. da Hidráulica

1. SOBRE O AFUNDAMENTO OCORRIDO NA RUA SILVEIRA MARTINS

O Departamento de Água e Esgotos esclarece que é sensível ao afundamento ocorrido na rua Silveira Martins esquina Duque de Caxias, ao lado do Poço de Visita (PV) de esgoto, e informa que o mesmo se agrava pela contribuição das águas pluviais na rede coletora de esgoto sanitário da Autarquia, o que não é esperado que aconteça, uma vez que a rede se destina a coletar esgoto sanitário e não água da chuva.

Assim, esclarece à comunidade que, para intervir e consertar, é necessário que o volume da descarga pluvial se reduza, já que a rede coletora, nesse ponto, está a seis metros de profundidade e na área central da zona urbana.

O Departamento de Água e Esgotos alerta a população que evite o descarte de materiais grosseiros, como, por exemplo, preservativos, papel higiênico, óleos e graxas entre outros, na rede coletora de esgotos porque dificultam o escoamento do esgoto sanitário e aumentam as chances de obstrução dos canais. A manutenção do ramal predial é de responsabilidade do usuário/proprietário, por isso é importante que as tubulações individuais estejam em condições satisfatórias de manutenção e uso.

Gorge Andres Bannura Salvador - Diretor Presidente

Janio Chipollino - Supervisor Operacional

 

2. SOBRE A SITUAÇÃO DAS GARÇAS NO PQE. DA HIDRÁULICA

Em referência ao que se tratou no noticiário de hoje de manhã da RCC Fm e a repercussão junto à comunidade local, o Departamento de Água e Esgotos esclarece que é sensível à situação das garças no Parque da Hidráulica. Inclusive ações e providências já foram estudadas e encaminhadas aos órgãos ambientais locais para buscarmos apoio para uma possivel solução do caso. No entanto, até o momento algumas das alternativas não puderam ser implementadas, até mesmo por ser este o período reprodutivo das espécies e o efeito das medidas interfeririam negativamente na nidificação das aves e os resultados não seriam satisfatórios para o afugentamento das mesmas.

Janio Chipollino - Supervisor Operacional

 

DAE - Departamento de Água e Esgotos
Rua Moisés Vianna, 322 - Parque da Hidráulica - CEP 97574-116
Telefone (55) 3242-4440