Histórico


DAE - DEPARTAMENTO DE ÁGUA E ESGOTOS

AUTARQUIA MUNICIPAL

Os primeiros estudos para o saneamento da cidade, que na época se constituía na maior preocupação da municipalidade, foram confiados pelo então Intendente Municipal, Coronel Juvêncio Maximiliano de Lemos ao ilustre profissional Dr. Francisco Saturnino Rodrigues de Brito, na época conhecido como o "Príncipe da Engenharia Sanitária Nacional", em contrato assinado no dia 16 de dezembro de 1919.

A captação de água, segundo a opinião de Saturnino de Brito deveria a ser feita no sub-solo, visto terem sido reconhecidas como insuficientes as fontes existentes, todas elas relativamente fracas, esparsas e em nível muito inferior ao da cidade.

Os movimentos revolucionários de 1923 em nosso Estado, obrigaram a administração a adiar qualquer solução sobre o assunto em virtude da gravidade do momento.

Em outubro de 1924, o Coronel Francisco Flores da Cunha, então Intendente Municipal, iniciou junto ao governo Borges de Medeiros as negociações para um empréstimo necessário à realização das obras. Em virtude da situação anormal que então afligia a vida do Estado, novamente o assunto foi adiado.

Somente em 1927 é que foi possível realizar tal empréstimo, tendo as obras sido iniciadas na administração do Intendente Hugolino Cruxem de Andrade Faria.

O serviço de abastecimento de água potável e coleta de esgoto foi inaugurada em nossa cidade no ano de 1931.

O Departamento de Água e Esgotos de Santana do Livramento foi criado em 23-09-1969, através do Decreto-Lei n°23, tendo como finalidade estudar, projetar e executar, direta ou indiretamente, todos os assuntos relacionados com o abastecimento de água potável e a coleta de esgotos sanitários em Santana do Livramento.

Criado durante o mandato do Sr. Prefeito Municipal, General Antonio Moreira Borges, o DAE teve como seu primeiro Diretor Geral, o Engenheiro Cláudio Ribeiro Pedroso.

Desde sua autarquização, o DAE procurou resolver as falhas existentes no tangente ao Saneamento Básico de Livramento, obedecendo a um projeto especifico elaborado entre 1969-1970, que fixava as obras necessárias para atender a cidade até o ano de 2000, além de criar condições de atualização e melhoramentos adequados à situação eventualmente alteradas na evolução do Município.

DAE - Departamento de Água e Esgotos
Rua Moisés Vianna, 322 - Parque da Hidráulica - CEP 97574-116
Telefone (55) 3242-4440